quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Parabéns à Professora Norma

Parabéns a todos que participaram da eleição. Historicamente há exemplos de formações de maiorias a partir da distorção da realidade como aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. A história é implacável e ela se revela algum dia. Embora, neste caso, os números de eleitores ausentes da votação sejam evidentes de que algo não está bem. Esperamos o tempo, ele nos dirá o que é o certo.
Saudações Educativas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Agradecimento

Gostaria de agradecer a todos que de forma as vezes anônima prestaram apoio diretamente ou indiretamente. Muita gente não quiz assumir a campanha com receios de represálias. Lembro então que o voto é secreto. Agradeço a todos. Nesta campanha retomei a prática da serigrafia e outras que me reavivaram o espírito jovem e infantil que estava adormecido. Sinto-me renovado e esperançoso. Não estou esperando nada só sei que fiz minha parte, apresentei idéias, propostas e sonhos... não faz sentido a vida sem almejar concretizar nossos sonhos, nossos ideais, até porque ela é muito curta não é mesmo? Espero que o "cara lá de cima" nos ajude amanhã, que as pessoas possam refletirem e escolher livremente o melhor caminho. Eu estou de consciência tranquila, limpa e seja qual for o resultado sei que fiz a coisa certa.
Saudações Educativas.
Viva a democracia e a possibilidade de escolha!  

Carta aos Professores


Carta aos Educadores do Instituto Estadual Rio Branco


Como sabem nossa escola está numa nova fase. Foi muito importante as ações desempenhadas pela atual equipe diretiva, que inclusive contou com minha colaboração ativa no financeiro durante 4 meses em 2007. No período que fui Presidente do Conselho Escolar conseguimos várias coisas juntos. Entendi que era necessário atacar os problemas e apresentar novas propostas. Cá estou então para te convidar ao novo, as mudanças importantes para valorização de nossa escola. Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor! É o nosso lema.
Para onde vai nossa escola? És chamado para ajudar a decidir as coisas do teu quotidiano de trabalho? O que uma equipe diretiva pode efetivamente fazer para facilitar teu trabalho e favorecer o sucesso escolar de nossos educandos?
Responder esses questionamentos é necessário para superar problemas evidentes como a EVASÃO ESCOLAR e a REPETÊNCIA e a falta de participação nas decisões estratégicas do Instituto Estadual Rio Branco. Desde 2003 tenho um projeto sobre o Laboratório de Informática e nunca tive a oportunidade de apresentá-lo a vocês. Precisamos ter espaço para nos manifestar e inovar, utilizar conhecimentos científicos pedagógicos superando o empirismo e o imobilismo conservador que acha que está tudo bem. O que nos propomos a fazer foi medido e pensado com muita cautela, ao contrário do que alguns dizem, todas as propostas são factíveis nos 3 anos e há recursos atuais e novos a serem buscados para sair da mesmice que não dá para fazer nada, pois não se tem recursos. Para isso precisamos sair do isolamento, buscar parcerias institucionais públicas e privadas. Nossa história e trajetória pessoal é popular e não demagógica. Lutamos pela boa política, portanto não nos apresentamos como um engodo, como políticos qualquer, pois assim fosse não teríamos proposto a eleição direta para vice-direção. Inovamos até nisso. Alguém duvida que faremos a eleição em dezembro? Alguém acha que uma equipe plural não será mais representativa do que da forma tradicional? Inovamos na forma de compor a equipe pois pensamos na política como a arte de conviver com as diferenças, com as divergências de opiniões e com as críticas. Tudo isso porque valorizamos a democracia efetiva em nossa vida. Valorizamos as reuniões públicas, abertas, a fala olho-no-olho e não os bastidores, as conversas de corredor, as fofocas e os ataques pelas costas. Sem meias verdades, sem dissimulação da realidade, reconhecendo erros e acertos do outro ou nossos. Não recuamos no primeiro obstáculo, pois a vida sempre os apresenta para serem superados. Não tem tempo feio para nós. Somos batalhadores e resistentes por isso somos professores, mas agora a tarefa é mais árdua. Veja o que vamos nos comprometer a fazer por nós, pelo coletivo da nossa comunidade escolar:
Nossos princípios serão:
I - publicidade das ações da equipe diretiva. Cada semana saberá o que a equipe diretiva está fazendo, suas metas e objetivos serão expostos no mural ;
II - estímulo à tua participação nas decisões, serás ouvido e respeitadas as tuas opiniões;
facilitaremos teu trabalho e respeitaremos teus direitos;
III - escutaremos todos e só depois tomaremos as decisões;
IV - a democracia será prioridade, o coletivo irá se sobrepor ao individual e à vontade de somente alguns;
V - serão garantidas as Reuniões Pedagógicas e serão novamente implantadas as Coordenações de Área para facilitar as atividades docentes;
PROPOSTAS:
1 - novo sistema de gestão administrativa pedagógica com a finalidade de agilizar e facilitar o quotidiano da escola. Tal sistema terá algumas etapas de implantação. A 1º etapa é a instalação do Ponto Biométrico cuja função será o de garantir agilidade no Setor de Pessoal. Esse sistema não mudará em nada o que já ocorre hoje, atrasos, faltas poderão ser ajustadas e acertadas como hoje já ocorre, apenas será mais barato e eficiente sistema de RH. Um equipamento custa o equivalente ao que se gasta na impressão do livro ponto bimensal em um ano. Aproximadamente R$900,00. No ano seguinte já se paga o equipamento. Para aqueles temerosos pela novidade, argumento que tais equipamentos já funcionam em outras escolas e é possível imprimir as presenças e tê-las arquivadas em papel também, mas isso com o passar do tempo será dispensável. Teremos um período de teste e de avaliações, onde vocês poderão sugerir ajustes, mudanças. Nosso objetivo é racionalizar o RH apenas. Numa segunda etapa será implantado o registro biométrico de presença dos alunos. Na terceira etapa notas e avaliações.
2 – SITE DA ESCOLA
Vamos criar o site da escola que visa facilitar o trabalho dos professores. Vejamos o exemplo, se eu tiver que faltar e não tenho como ir na escola posso enviar uma tarefa por e-mail ou postada no site na minha disciplina; com isso, os alunos não perdem dia letivo. Poderemos também administrar exercícios. Alguns céticos dirão, mas a maioria dos alunos não tem computador, sim isso é verdade mas há um grande número que tem e há os telecentros espalhados pela cidade. É mais uma ferramenta de conhecimento e trabalho com os estudantes. Nossa ideia é criar um ambiente virtual de aprendizagem e eles terão maior acesso ao Laboratório de Informática. Este por sua vez receberá novos cursos, novos softwares educativos e novos equipamentos comprados com verba própria e com projetos institucionais. Disponibilizaremos novos terminais de acesso à rede na biblioteca e em outros locais como o Prédio B e Educação Infantil que de imediato receberá em fevereiro 4 equipamentos (OU NOVOS OU RECICLADOS).
3 – Plano de Ação Pedagógica ou Plano Político Pedagógico – será efetivado um processo realmente democrático para a confecção de um plano que represente a pluralidade criativa e política da escola. Um processo igual e uniforme em cada turno e segmento de modo a produzir um plano conjunto e com a imagem do coletivo da escola e não de alguns “iluminados teóricos”.
4 – Nivelamento e Equalização de Conhecimentos – será efetuado um processo de identificação de debilidades cognitivas de nossos alunos para possibilitar a elaboração de planos de aulas e conteúdos que sejam articulados e eficientes com a realidade dos alunos, das turmas formadas a partir desse processo. Não é teste de QI como alguns distorceram com objetivo de atender sua visão limitada teórica e manter as coisas como estão. Hoje sim há um processo claro e evidente de exclusão social, desempenhada por práticas ultrapassadas e sem embasamento teórico qualificador. É tão evidente que a atual equipe diretiva seleciona os alunos com maior dificuldade e dá aulas de reforço. Nosso objetivo é que os profissionais, hoje aqui presentes, possam eles próprios ser protagonistas da qualidade de ensino sem precisar trazer professores de fora para dar aulas aqui. Então, se for no Yázigi pode ter prova de nivelamento para facilitar a aprendizagem de inglês, mas aqui para os filhos dos trabalhadores não pode valer esse procedimento. Pense nessa contradição!
5 – PROGRAMAS DE APOIO AOS EDUCANDOS E EDUCADORES – Faremos convênios com instituições para podermos contar com serviços como o de Apoio Psicológico tanto para os alunos como para professores. É certo que há manifestações de síndromes como a de Burnout em nosso meio profissional, admitir que há problemas é o primeiro passo para conquistarmos melhor qualidade de convivência entre nós. Outros programas terão a intenção de preparar os educadores para lidar com a inclusão de portadores de necessidades especiais que temos entre os alunos atuais e os que virão. Teremos palestras e minicursos para lidar com Hiperatividade, Depressão, Drogadição etc.
6 – CURSOS DE ATUALIZAÇÃO DOS EDUCADORES – possibilitaremos horários especiais para que se possam realizar cursos e participar de simpósios e seminários de todas as áreas. Nossa intenção é que todos tenham oportunidade de crescimento profissional. Todos deverão ter noções básicas de informática, é nossa prioridade. Vamos realizar um acordo com a SEE/RS para emissão conjunta de certificados para os minicursos realizados aqui em nossa escola.
7 – IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE à noite – vamos em janeiro obter os formulários e os requisitos necessários para em março começarmos a debater essa questão e até o meio do ano de 2010, decidido o curso e perfil, encaminharemos o processo de mudança na SEE/RS e no Conselho Estadual de Educação.
8 – RESOLVER A QUESTÃO DAS CÓPIAS – Cada professor terá um cota per capita por aluno por trimestre de modo a ser equânime a distribuição de materiais. Consideramos investimento os materiais destinados aos alunos e não custos simplesmente.
9 – COMISSÃO DE PROMOÇÕES – Será eleita com edital público ok.
VOTE 02 E CONFIRMA - Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor!



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CARTA ABERTA À FAMÍLIA DO IERB.


CARTA ABERTA À FAMÍLIA DO I.E.R.B
Apresentamos nossas propostas para fortalecer a presença da família em nossa escola. Atualmente a estrutura familiar é bem diferente de antigamente. Não há hoje um modelo de família ideal, mas para nós, educadores, é muito importante a presença dos pais ou familiares, ou responsáveis na escola, não só quando ocorrem problemas com seus filhos, mas também para prestar elogios, participar ativamente das decisões e de atividades. Ou mais que isso, para ajudá-los na difícil tarefa de educar nossos filhos, pois hoje em dia precisamos estar bem preparados, a escola pode então contribuir e nos ajudar.
Como pai também me preocupo muito com o que ocorre na escola de meus filhos, por essa razão sempre procuro participar.


















Vejam nossas propostas:
1 Fortalecimento do CPM com a valorização da sua diretoria nas decisões estratégicas da equipe diretiva.
2 Criação de um site da escola onde terá um mecanismo para os pais, em casa ou no telecentro de sua comunidade local, saberem as atividades desenvolvidas por seus filhos na escola. Numa segunda etapa, será possível ver os resultados das avaliações, notas e solicitações diversas, podendo os pais “monitorar” o que ocorre aqui. Será também criado um calendário de reuniões para ter os pais mais presentes na escola não somente para reclamar de seus filhos.
3 Será fortalecido e implementado o Programa de Esclarecimento e Prevenção de Drogas Legais e Ilegais. Atualmente a escola efetua algumas ações esporádicas quando há problemas mais evidentes. Se formos indicados à direção efetuaremos atividades mais constantes. Não só de palestras mas de prevenção efetiva tanto para nosso alunos como para professores e familiares. Não serão mais despercebidos os acontecimentos no entorno da escola. Caberá então maior parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, vizinhos para controlar e monitorar efetivamente a presença de elementos que possam representar risco a nossos educandos e demais membros da comunidade escolar.
Sabemos que dentro de nossa comunidade há o problema da drogadição e teremos a vontade e coragem para auxiliar os professores e familiares a enfrentar essa situação. Estaremos fazendo convênios com instituições, tipo Cruz Vermelha, Mário Martins entre outras, no sentido de encaminhar usuários para

tratamentos e terapias. Esperamos inclusive firmar convênios com universidades para termos o Serviço de Atendimento e apoio Psicológico. Vamos então aliar prevenção ostensiva, educativa e de saúde pública. Tratando cada situação com a devida medida, sem vacilar.
4 – PROGRAMA ESCOLA SEGURA VIZINHANÇA TAMBÉM
Criaremos o Conselho Comunitário de Segurança e Proteção Pessoal e Patrimonial (CCSPP) cujo objetivo será o de racionalizar esforços como câmeras de vigilância entre outras medidas favorecendo a segurança no entorno da escola. Agiremos com a apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC para diminuir, acidentes, conflitos, roubos, furtos e tráfico nos arredores da escola inclusive na parada de ônibus.
5 – ESCOLA PARA PAIS OU ESCOLA DA FAMÍLIA
Desenvolveremos um programa de formação destinado aos pais, familiares sobre temas polêmicos ou que a escola possa contribuir na educação dos filhos. Hoje em dia toda ajuda é bem vinda. Então teremos atividades como palestras, debates, filmes, eventos para auxiliar na educação de nossos filhos.
6 – NOVO SISTEMA DE REGISTRO DE PRESENÇAS
Será implementado um sistema biométrico de registro de entrada e saída da escola onde cada aluno registrá sua presença informatizada. Tal sistema será implantado de forma gradual e permitirá maior controle de quem entra e sai do ambiente escolar. Será possível aos pais acompanharem de perto a presença de seus filhos. O custo desse sistema é compatível com
as verbas da escola, mas buscaremos apoio da SEE/RS e MEC. O

custo do equipamento é + ou - R$ 900,00. Esse sistema funciona em outras escolas sendo útil no combate à evasão escolar.
OUTRAS MEDIDAS IMPORTANTES
* A escola receberá e acolherá seus filhos, não esperará para abrir as portas deixando as crianças esperando lá na rua o horário de entrada, vamos viabilizar isso com horários diferenciados dos monitores.
* desenvolveremos atividades de recreação nos recreios com mais materiais e com apoio de voluntários para evitar brigas e acidentes.
* somaremos esforços no sentido de tornar o ambiente da escola mais seguro e com maior higienização.
* a rede de água para consumo humano será de melhor qualidade com a troca periódica dos filtros.
* teremos aulas e oficinas de arte, teatro, poesia e outras atividades em turno inverso.
Por fim gostaríamos de contar com o apoio de você pai, mãe e ou responsável para que seu filho, sua filha esteja mais seguro, alegre e fundamentalmente aprenda conteúdos para ter sucesso na escola e na vida. É o que desejamos.
Venha votar pai e mãe dia 28 de outubro
Quarta-feira das 9 as 22hs.
VOTE Nº 02 – Prof. Otávio
O VOTO É SECRETO! Vote consciente!


Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor!

domingo, 25 de outubro de 2009

Aguardem cenas dos próximos capítulos

Agora estamos para decidir...
pense bem em quem vai votar. Confira as propostas. Veja quem tem contato com as mídias e quem não tem.
Veja quem pode se comunicar com você mais de perto do que quem não tem nem sequer email para contato com os alunos.
Pense bem nisso!
Veja nossa apresentação no dia 14/10
http://docs.google.com/present/edit?id=0AQwBBb6zhh4mZGRrY3FiZDlfMTM4djZrbnR4aHE&hl=pt_BR

sábado, 24 de outubro de 2009


Carta Aberta aos Educadores Funcionários do Instituto Estadual Rio Branco
Não há como esquecer da importância dos educadores funcionários de nossa escola nesse momento decisivo. Alguns poderiam dizer que são poucos e que não fariam diferença na eleição. Para mim não importa o número mas importa que são pessoas merecedoras sim de nossa atenção. No meu caso eu valorizo a função no meu quotidiano, se quando chego em uma sala e está suja cheia de papeizinhos, logo pego a vassoura e peço aos alunos que limpem o que sujaram pois o trabalhador que limpa não tem obrigação de ser escravo e procuro educá-los que os papeis no chão não desaparecem por acaso e que é necessário respeitar quem limpa não gerando mais trabalho desnecessário.
Nós sabemos o árduo trabalho que os educadores funcionários exercem aqui. Faltam ferramentas, instrumentos adequados, respeito, valorização. Falta serem ouvidos pela equipe diretiva, faltam serem valorizados pelo conjunto da comunidade escolar. Eu como já fui zelador de prédio, porteiro, serviços gerais sei o que é ser “invisível”. O mundo dá muitas voltas, e só quem realizou tais funções compreende como é. Já ouve épocas que cozinhávamos pra fora e portanto sabemos também o calor do fogão e a responsabilidade dos temperos.
NOSSAS PROPOSTAS:



  • Novo Sistema Administrativo Pedagógico – visa numa primeira etapa digitalizar as presenças facilitando o trabalho na secretaria da escola e de recursos humanos sobrando mais tempo para outras atividades mais importantes. Irá racionalizar o tempo e diminuir a burocracia.







  • Reforma da Sala dos Funcionários – nosso objetivo e melhor as condições de trabalho. Os intervalos de descanso serão mais prazerosos se tiverem um local mais aprazível.







  • Reforma da Casa do Zelador PM Residente – nossa intenção é realizar reparos e reforma melhorando as condições de habitabilidade.







  • Compra de novos equipamentos – agora com as rampas é possível a escola adquirir carrinhos de limpeza para transportar baldes, vassouras, panos sem o desgaste de hoje. Só a compra de vassouras adequadas ao tipo de trabalho pode diminuir em muito o esforço hoje desempenhado. http://www.higienecia.com.br/produtos.asp?dp=2&ca=45&sc=&a1=&nav=1







  • Compra de novas ferramentas para o trabalho de limpeza do pátio e manutenção das instalações.








  • Estabelecimento de programação e rotina de trabalho dialogado com todos para que haja equilíbrio de trabalho entre todos sem sobrecargas a alguns.







  • Estabelecer limites de atribuições e competências da cada setor, funcionários de modo a racionalizar e diminuir conflitos.







  • Priorizar as atividades e função de monitoria para suporte de alunos e professores.





Bom essas são nossas propostas realizáveis com novos recursos e com a racionalização dos existentes. Tenho certeza que poderemos desenvolver um ótimo trabalho com a participação de todos e com muita dedicação.
Vote 02 e confirma.
Sim! Unidos podemos fazer uma escola Melhor!

Olha quanto custa o relógio biométrico

1 ano de livro ponto - 6 edições custam aproximadamente R$ 900,00
1 equipamento vale R$ 890 com software
Veja como é viável. No link abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108906775-relogio-ponto-biometrico-impresso-digital-nf-e-garantia-_JM 
Vamos sim implantar esse sistema que tornará nossa escola mais segura e eficiente. Basta planejamento financeiro. Vote 02 e confirma.

Veja outras empresas que vendem este tipo de equipamento
http://www.sisponto.com.br/relogio-super-facil-bio.asp
http://www.topdata.com.br/biometria.html
http://www.henry.com.br/pt/controle-de-ponto/produtos/super-facil-biometrico.htmVeja neste link que este tipo de sistema permite acerto de atrasos e faltas
http://www.engenhoinformatica.com.br/?gclid=CJL2rZ7F1p0CFeFM5QodwVaMrQ

SÓ NOS SABEMOS COMO CONSEGUIR NOVOS RECURSOS PARA ESCOLA

CHEGA DE CHORAMINGAS!
TEMOS SIM COMO FAZER O QUE ESTAMOS PROMETENDO FAZER
NÃO CAIA NA ONDA DE QUE NÃO TEMOS RECURSOS.
É SÓ TER PRIORIDADE PARA OS ALUNOS QUE CONSEGUIREMOS FAZER O QUE ESTAMOS NOS COMPROMETENDO POR 3 ANOS REALIZAR! 
NÃO É PARA FAZER EM 2 MESES É BOM LEMBRAR HEIN.
    É fácil fazer um plano de ação prometendo fazer várias coisas. No nosso caso, como já estivemos a frente de Grêmio Estudantil e DCE sabemos muito bem que não dá para prometer aquilo que não vamos conseguir fazer. Seria manipulador demais. Nós vamos parar de ficar choramingando dizendo que não tem dinheiro para nada. Já viram quantas salas ficam ociosas a noite? E os concursos públicos que se realizam na escola? E a venda de produtos com a imagem da escola? 
Pretendemos ampliar as verbas, os recursos próprios. O que dizer de realizar eventos para angariar recursos? Por que eles não acontecem hoje? Não somos o continuísmo da mesmice de sempre. Vamos construir novas formas de obter dinheiro para as obras e serviços. Que tal locar espaços para publicidade nos muros da escola?
Então pense bem e vote nº 02 e Confirma uma escola melhor.!!!!!     

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Panfleto nº1 Geral para alunos




Pense Bem!
Dia 28 de outubro vote
Prof. Otávio
Digite 02 depois confirma
Uma escola melhor!
O voto é secreto!
+conhecimento
+esporte e jogos
+arte e poesia
+ciência
+programas de apoio
pedagógico
+tecnologia
+obras
+família
+democracia
+segurança
+participação
= SUCESSO ESCOLAR
NO IERB!
SIM! UNIDOS PODEMOS FAZER UMA ESCOLA MELHOR!
Nós sabemos onde você mora. Conhecemos tua realidade...
Sabemos que as vezes pensa em desistir, as dificuldades são muitas não é?
Nós sabemos o esforço que faz para estar aqui todo o dia...
do ônibus lotado, da violência que ronda tua casa e teus caminhos...
da falta de grana e trabalho.
Mas nós sabemos que é resistente e esperançoso também.
Por isso estamos contigo e vamos confiar em ti. Apresentamos propostas sérias de mudança para o melhor de nossa escola . Queremos ver e ajudar a construir teu sucesso escolar, isso nos fará mais feliz. Contamos com teu apoio pois será chamado a participar ativamente da nossa gestão. Não serás + um número e sim uma pessoa importante . Que faz toda a diferença para nossas vidas. Por isso vamos juntos.
Vote 02 e confirma!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Adesivo e Material de Campanha

Aguardem em breve teremos materiais para a campanha como os adesivos e panfletos.

 
+CONHECIMENTO
+ESPORTE
+ARTE & POESIA
+CIÊNCIA
+PROGRAMAS DE APOIO
+TECNOLOGIA
+OBRAS
+FAMÍLIA
+DEMOCRACIA
+SEGURANÇA
+PARTICIPAÇÃO
EU VOTO
Nº 02
PROF. OTÁVIO
EU VOTO SIM!
UNIDOS PODEMOS
FAZER UMA
ESCOLA MELHOR!

______________________________

= SUCESSO ESCOLAR NO I.E.R.B.
 


sábado, 17 de outubro de 2009

Reforma do Prédio da Educação Infantil ou Bloco D - COMO VAMOS FAZER?




Aqui vemos o resultado do acúmulo de folhas e restos de vegetais dentro da caixa do pluvial - coletor da água das chuvas.

Ao lado direito vemos o cano de saída da calha central que não tem inclinação de queda suficiente ficando quase reto sobre a laje superior e não dando vazão correta a água. 
Aqui do na foto a esquerda vemos a entrada do cano onde dá para ver o acúmulo de água em razão da pouca inclinação em relação a altura da calha central.








Ao lado podemos ver claramente a relação entre a cimalha ou viga ou guia da base das tesouras que sustentam o telhado e a inclinação do cano. Se for adotada a ideia de levantar o telhado é só inverter as tesouras de cada lado. O custo é menor e talvez dê para usar o sótão. Isso depende de análise técnica de um engenheiro civil. 
Aqui vemos seu Juvelino limpando a calha central. Como podem ver é pouca calha para muito telhado. Por isso a limpeza deve ser periódica pois se não qualquer galho ou folhas podem ocasionar alagamento do prédio e comprometer ainda mais a laje superior. É necessário a poda de alguns galhos o que diminui os sedimentos.










Dá para ver que as telhas estão coladas e ou rachadas em razão da queda de galhos.


Aqui vemos o corredor de acesso a quadra de esportes e a porta lateral de acesso ao prédio. A ideia primeira é inverter a inclinação do telhado e com isso resolver o problema. 









COMO VAMOS FAZER PARA REFORMAR O PRÉDIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
1º Alguém duvida da necessidade?
2º Alguém tem como garantir que só fazendo correta limpeza e manutenção com o excesso de chuvas não pode alagar novamente e ocasionar perdas irreparáveis ao patrimônio público?
Temos algumas estratégias...
1º - Vamos manter num primeiro momento a manutenção das calhas e da limpeza do telhado e o corte e poda de galhos, isso vai nos dar fôlego;  
2º - Ao mesmo tempo e no primeiro dia útil estaremos enviando ofício a Secretaria de Obras solicitando laudo técnico da laje superior dando prazo de 15 dias. Caso não sejamos atendidos recorreremos aos órgãos de fiscalização predial como a SMOV e o CREARS;
3º - Ao mesmo tempo já teremos orçamentos para realização de dois tipos de reforma, temos duas alternativas
Alternativa 1 - aumento da vazão da calha central. Paliativo que não resolve o problema no seu conjunto mas é mais barato. Aproximadamente R$ 1.200,00 valor que poderá ser custeado com recursos próprios.
Alternativa 2 - recorte do telhado com a confecção de novo telhado central para conduzir a água com a eliminação da calha central. Neste caso o custo será maior pois deverá ocorrer uma intervenção maior no telhado. Custo aproximado de R$ 3.500 a 5.000 recursos não disponíveis.
4 º - Troca da base de sustentação da caixa d'água que atualmente está sobre uma precária estrutura de madeira. Na época não tinha como tirar foto no escuro pois não tinha máquina com flash intenso. Será feito manutenção na parte hidráulica que sempre há reparos para fazer. Custos: mutirão e doações.
5 º Será feito reparos na pintura interna em especial no hall central, onde fica o teatrinho - isso pode ser feito em mutirão e um rolo e uma lata de tinta. Ah! e boa vontade claro.
6º Será reciclado 4 micros para ser instalado em cada uma das 4 salas. O custo é de umas duas tardes de trabalho, mais uma placa de rede, e aí vamos estudar se puxamos cabo ou se utilizaremos wireless = rede em ondas de  rádio ou infravermelho
Veja os preços no link abaixo
http://preco2.buscape.com.br/acessorios-wireless.html
7º - Será cavado uma vala e colocado um cano de drenagem na frente do pátio da porta principal para dar vazão a água da chuva e diminuir os alagamentos ou o barro. Sobre o cano será aplicado brita média e uma camada de piso rústico haja visto que não poderá haver pedras soltas no pátio por razões óbvias. Custo: aproximadamente R$ 174,00 o cano + mão de obra entorno de R$ 150,00. A brita receberemos de doação pois será necessário em outras pequenas reformas que serão efetuadas nas férias.
8º Será feita manutenção nos brinquedos através de trabalho voluntário e com apoio dos funcionários. As ferramentas serão emprestadas por mim.
Tem outras coisas a fazer ali mas acredito que tudo isso já vai dar um up na área. Ah! com relação ao portão vamos tentar viabilizá-lo para março de próximo vai depender dos repasses se estiverem em dia vamos realizar esse investimento. O objetivo e facilitar a circulação no entorno da escola e atender orientação dos Bombeiros de se ter uma 3º saída da escola.
Todas essa reforma podem ser feitas é só ter boa vontade e disposição. Vamos tentar com a Secretaria de Educação se não der vamos atrás dos recursos.
Espero que as pessoas vejam que é possível fazer uma escola melhor, não no sentido de desmerecer o que já foi feito mas tem muita coisa ainda por fazer.
Saudações Educativas.         

domingo, 11 de outubro de 2009

Homenagem ao dia das crianças e a Nossa Senhora Aparecida

NUNCA ESQUEÇA A CRIANÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS

Todos os dias penso em meus filhos e todas as crianças
Todos os dias penso no futuro deles
Que mundo vou construir para eles viverem?
Tenho direito de não me importar com o futuro?
Apesar de todas as dificuldades e os medos que temos
Procuro sempre lembrar de quando era criança sentia-me protegido pelos meus pais
Sentia-me também protegido e cuidado pelos meus professores e por isso podia alimentar sonhos, planos de futuro
Apesar de todas as dificuldades e dos medos que hoje tenho...
Confesso que não deixei meus sentimentos de criança de lado...
Confesso que sempre que posso procuro brincar e entender meus filhos
Procuro compreender o ser criança dentro de mim
Procuro alimentar sempre a esperança
E construo a cada dia pequenas coisas e algumas bem grandes
Construo no meu dia pelo menos algum brinquedo
Alento de meus sonhos para passos maiores e mais longe
Que hoje crescem e podem materializar-se pela ação consciente
do hoje humano grande mas com espírito pueril e consciente político
De construir um novo amanhã melhor
Mesmo que eu criança, quando esteja bem idoso, posso ainda brincar.

Prof. Otávio – Candidato a Diretor do Instituto Estadual Rio Branco – outubro2009


VAMOS SEMPRE FAZER FESTA DO DIA 12/10 PARA NOSSAS CRIANÇAS aqui no Rio Branco
E MAIS!

Quando elas chegarem antes do horário das aulas, ela não ficarão mais na rua esperando a hora de entrar. Estarão aqui dentro acolhidas e protegidas por nós educadores e familiares. Se possível brincando.
Que neste dia da nossa santa padroeira do Brasil sirva também para iluminar nossas ideias e ações.

Nota sobre a Renúncia da Candidata Maria Alice

É com grande sentimento de perda e consternação que recebi tal notícia na última sexta-feira. Não está claro as razões que levaram-na a tomar essa decisão. É lamentável pois tal decisão enfraquece a qualidade da disputa dando a falsa ideia de uma dualidade, característica da política tradicional em nosso estado. A complexidade dos problemas de nossa escola exige a participação de todos e ao que tudo indica as pressões sobre a profissional Maria Alice foram grandes para fazê-la desistir assim.Todavia, reafirmamos nossos compromissos e já estamos acostumados que toda a disputa tem seus impactos. No nosso caso defendemos ideias e princípios, um deles é a tenacidade e a força de vontade de ir sempre até o fim.
Saudações Educativas
Prof. Otávio - candidato a diretor
Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor!

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Quem é o Prof. Otávio?

Desde muito cedo aprendeu a importância da coletividade. Seu pai juntamente com seus colegas petroleiros, organizaram um supermercado numa cidadezinha no interior do Paraná – São Mateus do Sul em forma de cooperativa de consumo. Aprendeu, ao observar essa experiência, a importância da soma de forças para concretizar planos.

Estudou em 4 tipos de escolas com sistemas de avaliação por objetivos e de estrutura físicas variadas, uma delas possibilitou-lhe aprender música e tocar instrumento na Banda Marcial. A convivência fora do Rio Grande do Sul fez-lhe o sotaque mas forjou-lhe o desejo de voltar ao sua terra natal.

Em 1985 volta a Porto Alegre e passa a redescobrir sua cidade e seus encantos. Era o auge das bandas de Garagem. Estudou ensino médio do D. João Becker e lá, quando viu seus professores apanhando da polícia na resistência ao QPE, despertou para a política estudantil. Tornou-se presidente do Grêmio Estudantil do Becker - o GAB no ano de 1987. Fundou o Jornal Espaço Livre e ajudou na elaboração da lei que permitiu a Eleição direta para Diretor. O lema era Diretas Já! De Diretor a Presidente.

As atividades musicais eram intensas foi a época de participação em Festivais de Música estudantil como o FICA e Festipa entre outros que possibilitava exercer a atividade de músico saxofonista. Neste período participa ativamente do Conselho Popular da Zona Norte nas atividades da Comissão de Cultura.

Em 1990 ingressa na FAPA para cursar História e lá novamente engaja-se nas lutas estudantis no Movimento das Universidades Pagas. Torna-se Presidente do DCE da FAPA/FAPCCA em 1992. Esta experiência foi possível materializar e administrar um considerável orçamento com atividades mais complexas como a negociação de mensalidades entre outros Projetos.

Em 1993 forma-se em história e atua como professor contratado emergencial na Escola Estadual Alcides Maya em Sapucaia do Sul. Lá toma contato com a realidade do analfabetismo funcional dos trabalhadores tendo que reformular conceitos e conteúdos acadêmicos para viabilizar o processo de aprendizagem. Posteriormente em 1997 lecionará na Escola Marechal Rondon em Canoas. Toma contato com a forte organização do CPM da Escola e suas realizações como a construção de um ginásio.

Ao mesmo tempo que lecionava, exercia a atividade de zelador predial o que lhe permitia ter residência. Com as economias juntadas, adquire terreno e constrói sua própria casa na Chácara da Fumaça. Daí passa a atuar no Orçamento Participativo da Região Nordeste tornando-se Conselheiro do Orçamento de 1998. A luta comunitária por melhores condições de moradia, propiciou materializar algumas demandas em conjunto com várias outras lideranças da e entidades da comunidade como foi o caso do NASF= núcleo de apoio sócio familiar, da construção da Escola Municipal Chico Mendes e do Telecentro. Torna-se em 2002 membro do CMDUA, Conselheiro Municipal do Desenvolvimento Urbano e Ambiental, o Conselho do Plano Diretor na condição de representante da RP4, região de planejamento 4 que envolve a Região Nordeste formada pelo Bairro Mário Quintana e todos os bairros da Região Leste como a Grande Bom Jesus, Morro Santana, Vila Brasília entre outras. Tal atividade possibilitou ter contato com construtores, com o mercado imobiliário da cidade, com urbanistas e arquitetos. Neste período conseguiu aprovar a Regularização Fundiária de algumas comunidades como foi o caso da Vila Brasília.

Atualmente o prof. Otávio especializa-se em Informática Educativa além de dedicar -se a lecionar música e história no IERB desde 2000. Durante este tempo sempre esteve participando ativamente das atividades da escola tendo inclusive sido eleito para presidente do Conselho Escolar na gestão 2007 a 2009. .

AGORA DEPENDERÁ DE VOCÊ DECIDIR SE O PROF. OTÁVIO SERÁ O NOVO DIRETOR DA ESCOLA!!!!


Quer saber sobre a cidade onde morei e como se tira oléo de pedra clique no link abaixo:
http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/portugues/six/conheca/pedra.html


PLANO DE AÇÃO

Instituto Estadual Rio Branco


Prof. Otávio da Silva Oliveira

“Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor.”

1 – JUSTIFICATIVA

Apresentamos ideias e propostas objetivas, concretas, para solucionar e superar nossos problemas mais evidentes que são:

1 –PEDAGÓGICOS

Desânimo e insucesso no processo de aprendizagem, refletido nos índices de avaliações internas e externas. Executaremos ações para diminuição dos índices de evasão e repetência com novas estratégias pedagógicas, tecnológicas e gerenciais administrativas, visando melhorias visíveis no processo de aprendizagem, sucesso e permanência dos educandos na escola;

2 –DEMOCRACIA

Ampliaremos a participação democrática dos educandos, educadores, funcionários, famílias, vizinhos, em todas as decisões e definições estratégicas, tornando-os sujeitos do processo educacional aqui exercido.

3 –SOCIABILIDADE

Elevar a novos patamares a qualidade de convivência e sociabilidade no meio escolar, com ações que superem democraticamente os conflitos interpessoais e nas redondezas da escola, ofertando maior nível de tranquilidade, felicidade e segurança a toda comunidade escolar. Realização de festas, eventos, cultos ecumênicos e outras atividades de integração social.

4 –RECURSOS FINANCEIROS E CONTROLES ADMINISTRATIVOS

Utilizaremos os recursos financeiros disponíveis atualmente de forma mais eficaz, potencializando as ações pedagógicas com investimentos direcionados aos educandos. Criaremos novas fontes e formas de arrecadação de recursos para viabilizar novas obras e atividades. Realizaremos novos convênios institucionais e parcerias público-privadas baseados nas leis atuais. Implantaremos um sistema tipo “portal da transparência” com todos os recursos e necessidades da escola publicamente divulgados a todos, facilitando a fiscalização e controle público.

5 –AMBIENTE E ESTRUTURA ESCOLAR

Continuidade na qualificação dos atuais investimentos realizados pelo Estado e novos investimentos nos espaços físicos e materiais para as ações pedagógicas quotidianas eficazes.

II – Objetivos – Medidas que vamos fazer juntos!

1 – PEDAGÓGICOS

Listamos os problemas, depois a proposta e como vamos fazer.

1.1 – Baixo rendimento escolar e qualidade de ensino

PROVAS DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTOS para formação das turmas.

Os educandos que vêm a nossa escola são oriundos de diversas classes sociais e culturas diferenciadas; assim, torna-se necessária a realização de uma avaliação prévia para saber as necessidades e as debilidades cognitivas de cada aluno. Atualmente, quando alguém procura fazer um curso de inglês em uma escola de línguas, a escola realiza um teste para saber qual nível o aluno poderá cursar. Tal exemplo serve para elucidar como iremos avaliar os alunos com maior facilidade e maiores dificuldades e assim ter uma turma com um perfil mais homogêneo. E em alguns casos será possível traçar uma estratégia pedagógica correta. Em algumas séries/turmas não será possível separar os alunos por nível de dificuldade pois será apenas uma turma, mas poderemos realizar uma EQUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS DA TURMA; os professores poderão melhor planejar suas estratégias para enfrentar as dificuldades dos alunos e garantir melhor eficácia para aqueles casos mais complicados.

DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS, EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS

A maioria dos nossos professores necessita de apoio para lidar com as dificuldades comportamentais, emocionais e até para os casos portadores de necessidades especiais em nossa comunidade. Neste aspecto, nossa proposta de trabalho englobará muitos projetos específicos que se inter-relacionam, dando maior suporte. Faremos convênios com universidades, instituições, para termos acesso a alguns serviços como o de Apoio Psicológico para casos como hiperatividade, uso de drogas, depressão etc. Se possível, procuraremos ter em nossa escola os profissionais para realizar o serviço de apoio aqui mesmo, podendo ser inclusive através de estágios curriculares. Realizaremos palestras, minicursos para preparar nossos educadores para o processo de inclusão de todos os educandos com todas as suas particularidades comportamentais e emocionais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Faremos convênios com instituições para viabilizar o acesso e permanência dos educandos em nossa escola. Apoio para transporte e encaminhamento para o estágio e ou trabalho. Nossa escola já teve um posto do CIEE. Teremos várias iniciativas para geração de renda como a realização de Feiras de Serviços e Artesanatos da Comunidade Escolar, Mural de Emprego, Palestras de orientações jurídicas e cursos de empregabilidade.

SAÚDE DOS EDUCANDOS E EDUCADORES

Alguns de nossos educandos necessitam de óculos, faremos convênios para realização de exames Oftalmológicos, Fonoaudiólogos e Odontológicos visando melhor condição de saúde; na maioria das vezes tais atendimentos podem ser feitos no local de moradia nos postos de saúde de cada comunidade.

Para os professores serão desenvolvidas atividades como ginástica laboral e apoio psicológico ou suporte nas licenças de saúde.

PROGRAMAS E ATIVIDADES MOTIVACIONAIS

Priorizaremos 4 áreas para realização de programas e de atividades que favoreçam a autoestima dos educandos e que valorizarão nossa escola.

Ciências - executaremos com maiores recursos e empenho a Feira de Ciência da nossa escola e também novas atividades que despertem o sentido inventivo e de iniciação científica de nosso educandos. Palestras, visitas, entre outras atividades, com objetivo de popularizar as ciências e dar maior sentido aos conteúdos. Investiremos na qualificação e em materiais de laboratório.

Artes e Cultura – reativaremos a Banda Marcial da Escola . Será ofertada oficina de música para os educandos com vistas a retomar as atividades da Banda, num primeiro momento instrumentos de percussão. Será criado um Coral da Comunidade do IERB envolvendo educandos, educadores, funcionários, familiares. Organizaremos quinzenalmente Rodas de Pagode/Samba, bem como Shows de Talentos da comunidade e bandas de rock. Organizaremos eventos como recitais após a reforma dos 2 pianos que atualmente estão ociosos desde 1996.

Reformaremos o Anfiteatro da Educação Infantil, o Auditório e futuramente o palco do Pavilhão de Esportes, quando este for reformado. Em ambos espaços poderão ser realizados teatro e outras apresentações. Também propomos a organização de oficina de teatro e expressão corporal para facilitar a expressividade de nossos educandos. Importante que todas essas atividades favorecerão a autoestima e a disciplina de nossos educandos, podendo inclusive propiciar novas oportunidades de renda e trabalho.

Ciclo de Cinema – propomos a organização de ciclos temáticos de programação e apresentação de filmes cujo objetivo é complementar os conteúdos trabalhados em aula. Compraremos novo ecrã para viabilizar as sessões de cinema e faremos convênios para veiculação legal dos filmes.

Esportes

Atividades esportivas é a grande forma inteligente de lidar com problemas como a drogadição; o esporte possibilita aumentar a sensação de bem estar com a elevação dos índices de serotonina no cérebro. Viabilizaremos a manutenção de 3 modalidades esportivas escolhidas pelos educadores da área e a comunidade. Tais equipes receberão material e recursos de apoio para viabilizar suas atividades. O objetivo é fomentar a prática esportiva e complementar o trabalho já realizado pelos educadores, além de dar maior visibilidade, autoestima aos educandos e a nossa escola.

Tecnologia e Empregabilidade

Realizaremos atividades de formação tecnológica com a estrutura atual e a que será qualificadamente adquirida, visando garantir o domínio de novas tecnologias de informação e comunicação. Serão feitos cursos presenciais e à distância, visando propiciar competências e qualificação para o mercado de trabalho. Haverá o debate para construção do projeto pedagógico de transformação de nossa escola em escola Profissionalizante Técnico com cursos na área de Tecnologias da Informação – exemplo curso de Web Designer – Criador de Sites. Criaremos o site da escola e o ambiente virtual de aprendizagem e monitoramento de desempenho.

1.2 EVASÃO ESCOLAR

Será criado um *novo sistema de monitoramento das presenças e gerenciamento pedagógico administrativo, cujo objetivo será identificar de imediato os educandos que faltem 3 faltas consecutivas, de modo a atacar o problema no início. Teremos total dedicação a saber motivos e formas de resgate desses alunos para sua permanência na escola ou encaminhamento para outra. A presença dos alunos será gradativamente informatizada. Serão adquiridos equipamentos para registro ergonômico (= leitura de digitais) das presenças, de modo a eliminar o processo de chamada, poupando no mínimo 10 minutos em cada aula. Por dia serão 50 minutos a mais de aula. Liberará tempo para o professor dar mais aula ou realizar com mais tempo os apontamentos de conteúdos e outras atividades.

1.3 - REPROVAÇÃO

Não serão realizadas aprovações automáticas sem que o educando aprenda de fato pois isso aparecerá nas avaliações externas. Será dado suporte para que os educadores possam identificar de imediato os problemas e as estratégias de enfrentamento. Deverão ser elaborados planos de recuperação de modo a realmente enfrentar os problemas. Envidaremos esforços para viabilizar aulas de reforço para os casos mais graves. Será criado um banco de atividades de recuperação o qual os educandos deverão realizar.

1.4 – PROBLEMAS DISCIPLINARES ESTÍMULO A CONVIVÊNCIA PACÍFICA

Reforma do Regimento Escolar com a criação do Conselho Disciplinar Paritário - formado por todos os segmentos. Terá como objetivo propor e aplicar as penalidades já previstas no Regimento; atualmente é o vice-diretor e diretor que estabelecem medidas sócio-educativas e ou disciplinares. O Conselho terá mais autoridade e legitimidade inclusive para propor a transferência de educandos para outras escolas. Será sempre valorizado o respeito aos educadores e ao coletivo das turmas. Adotaremos o princípio de não contemporizar com as primeiras manifestações de indisciplina. Sempre chamaremos os responsáveis legais para o acompanhamento das medidas educativas. A família deverá estar mais presente na nossa escola sempre. Em casos mais graves serão efetuados registros policiais e ou jurídicos quando for o caso.

1.5 FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS

A nova equipe diretiva não poupará esforços no sentido de garantir e possibilitar a formação e atualização de conhecimentos, visando o aprimoramento e a promoção dos profissionais. Serão feitos horários especiais para viabilizar que os educadores possam participar de simpósios e seminários nacionais e internacionais. Toda a correspondência referente a cursos e ou informações pertinentes a esse tema será imediatamente disponibilizada sua publicidade. Serão estreitados laços institucionais entre nossa escola e o MEC e a Secretaria Estadual da Educação, visando a divulgação das atividades de formação ofertadas. O mesmo ocorrerá com Universidades e outras instituições. Utilizaremos a estrutura do Núcleo Tecnológico ou NTE para garantir que todos nossos profissionais tenham formação em informática educativa. Realizaremos convênios com instituições e empresas tipo SENAC para cursos em nossa escola ou com valores mais acessíveis. Em alguns casos será garantido o custo dos cursos quando isso for de importância estratégica à comunidade.

1.6 QUALIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE APOIO PEDAGÓGICA

Será valorizada a Supervisão Escolar e o Serviço de Orientação Educacional; será efetivado novo sistema de monitoramento e gerenciamento administrativo pedagógico de modo a ter dados mais confiáveis, cientificamente sistematizados e atualizados. A digitalização dos dados como frequência e de avaliações realizadas, bem como a reformulação gráfica das planilhas, possibilitará maior controle e eficácia da atividade de supervisão escolar, visando atender estrategicamente os problemas antes de eles se materializarem.

Novos convênios institucionais possibilitarão ao SOE ofertar novos serviços como o de Apoio Psicológico aos Educandos. Criação e viabilização de Grupos de Auto- Ajuda, para superação do uso de drogas legais e ilegais como álcool, tabaco e entorpecentes no seio de nossa comunidade escolar, também será de fundamental importância para o sucesso escolar.

Em relação à estrutura, para a prática quotidiana pedagógica serão ofertados materiais de apoio, como textos complementares, com a definição de quotas de cópias per capita por aluno por matéria, kits pedagógicos, quadros brancos e outros recursos solicitados pelos educadores.

1.7 – Reforma do Regimento Escolar e do Plano Pedagógico Estratégico.

2 – DEMOCRACIA

Aprofundaremos a participação democrática de todos os segmentos da comunidade escolar. Todas as reuniões da equipe diretiva e dos demais órgãos institucionais existentes na escola e os que serão criados terão suas pautas divulgadas e serão abertas a quem quiser participar. Em alguns caso como o do Conselho Escolar somente os conselheiros eleitos votam, mas a pauta e as atas serão publicadas em local visível. Criaremos 2 novos conselhos:

2.1 - CONSELHO DOS ALUNOS = C.A.

Reunirá o líder e ou vice-líder de cada turma para avaliar e propor mudanças e ajudando nas definições estratégicas e na fiscalização e nos controles financeiros. Terá também a finalidade de preparar lideranças para atuarem futuramente em nossa sociedade. O CA ajudará a controlar e fiscalizar as atividades do Grêmio Estudantil. Tal conselho já é previsto na lei que regula os grêmios estudantis; a nova equipe diretiva com a operacionalização do SOE viabilizará seu funcionamento.

2.2 - CONSELHO DISCIPLINAR = C.D.

Será eleito um representante de cada segmento e se reunirá quando for solicitado pela equipe diretiva com a finalidade de votar e prescrever medidas educativas disciplinares aos educandos, bem como fiscalizará o cumprimento de tais medidas já previstas em nosso regimento escolar.

Ambos conselhos não substituirão e nem vão se sobrepor ao Conselho Escolar, que continuará a ser o órgão máximo de decisão da escola, como está definido em lei.

O CPM e o Grêmio Estudantil serão valorizados e suas diretorias serão sempre ouvidas para tomada de decisões estratégicas. Serão realizadas reuniões conjuntas dos Conselhos e conselheiros, entidades representativas para facilitar a interação e definições de competências de ação institucional.

2.3 - ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO INSTITUTO ESTADUAL RIO BRANCO

A nova equipe diretiva irá possibilitar a criação da Associação dos Ex-Alunos, cujo objetivo é manter laços de pertinência entre os ex-alunos e a escola. Alguns ex-alunos são hoje profissionais de sucesso, que poderão prestar testemunhos em palestras motivacionais aos nossos alunos atuais, demonstrando que o sucesso é possível. A apresentação de exemplo de sucesso favorecerá o desenvolvimento e a motivação de nossos alunos que o conhecimento escolar vale a pena. Há exemplos exitosos de associação com a mesma finalidade, como a dos ex-alunos do Instituto de Educação e do Colégio Anchieta, que promovem laços importantes de companheirismo e amizade, bem como arrecadação de doações.

2.4 - COMISSÕES DE APOIO INSTITUCIONAIS

Criaremos comissões de apoio administrativo, visando otimizar recursos e tempo no planejamentos das atividades.

2.4.1 – COMISSÃO DE DOAÇÕES – terá a finalidade de arrecadar e gerenciar as doações financeiras e de materiais destinadas a escola ou conseguidas por terceiros.

2.4.2 – COMISSÃO DE LICITAÇÕES – será eleita em edital público com mandato fixo, a ser definido pelo Conselho Escolar. A finalidade será a de garantir a lisura e a idoneidade do processo de compras e aplicação de recursos públicos.

2.4.3 – COMISSÃO DE PROMOÇÕES E RH – será eleita uma comissão paritária de todos os segmentos envolvidos, cujo objetivo será o de dar mais transparência e impessoalidade nas avaliações funcionais e nos encaminhamentos referentes a recursos humanos. Atualmente é o diretor e o encarregado do RH que atribuem notas na avaliação. Tal comissão poderá contar com representantes dos educadores e funcionários.

2.4.4 – COMISSÃO DE ATIVIDADES EXTRA-CLASSE – Festas, visitas e programação cultural, cívica e religiosa ecumênicas.

Tal comissão terá a finalidade de organizar previamente as atividades de festas já tradicionais como a Festa Junina, de Aniversário da Escola (dos 80 Anos), visitas a museus, universidades, parques. Também atividades culturais como as Rodas de Samba e Pagode, os shows musicais etc. Ficará responsável por organizar as atividades cívicas que serão quotidianas na escola, como o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional e Riograndense.

2.4.5 – COMISSÃO DE VOLUNTARIADO E MUTIRÕES

A nova equipe diretiva irá possibilitar a implantação de atividades voluntárias na Escola através de convênios com instituições. Tal comissão irá cuidar e zelar pelo bom andamento do programa de voluntariado a ser definido pelo Conselho Escolar. Os mutirões de limpeza, conservação e decoração serão constantes, cuja finalidade é propiciar maior interação e cuidado com o patrimônio público.

2.4.6 – COMISSÃO DE INFORMÁTICA

Reunirá todas as pessoas interessadas em tecnologia para dar opiniões e ajudar na elaboração de atividades, compras de equipamentos e gerenciamento das tecnologias.

2.4.7 – ELEIÇÕES SEMPRE QUE POSSÍVEL - Eleições diretas para vice-diretores dos três turnos a serem realizadas ainda no ano de 2009. Nosso objetivo é possibilitar maior sustentação e autoridade dos vice-diretores, de modo a garantir pluralidade e democracia na formação da nova equipe diretiva. Se não houver candidatos, será escolhido pelo diretor.

3 – SOCIABILIDADE

Projetos como o da reativação da Banda Marcial, a criação do Coral da Comunidade, as 3 Equipes de Modalidades Esportivas, a realização das Rodas de Samba e Pagode, os shows de Talentos, os recitais, as Oficinas de Teatro e Música, a realização de festas diversas e cívicas além dos Grupos de Auto Ajuda, os Programas de Enfrentamento da drogadição e da Violência Escolar, estabelecerão novas possibilidades de convivência social em novos patamares. Outros programas, como o da Escola Segura Vizinhança Também e dos Convênios, poderão ajudar nesta sociabilidade qualificada.

PROGRAMAS

3.1 – Esclarecimentos e Enfrentamento da Drogadição

A nossa escola no último período tem enfrentado os casos de drogadição com a expulsão dos educandos envolvidos e com palestras e outras atividades educativas. Precisaremos cada vez mais envidar esforços para educar nossos educandos e conscientizá-los dos malefícios das drogas legais e ilegais. A nova equipe diretiva irá realizar seminários de formação aos educadores, reforçará programas como o Proerd e encaminhará os casos para atendimento especializado. Também quando necessário contaremos com o apoio dos órgãos de segurança, com os quais estreitaremos maior contato institucional. Frequentemente, será realizado programa de palestras e informação para os educandos e para as famílias.

3.2 – Escola Segura Vizinhança Também

O programa de ação consiste em estreitar laços institucionais com os órgãos de segurança pública para o combate ao tráfico, as brigas e roubos nos arredores da escola e também estreitar os laços com a vizinhança para garantir melhor segurança. A Escola irá abrigar o Conselho Comunitário de Segurança e Proteção Pessoal e Patrimonial, cujo objetivo será o de racionalizar esforços para garantir a segurança pública na área territorial de influência institucional da nossa Escola. Contaremos com o apoio dos comerciantes e moradores, bem como demais entidades representativas do bairro. Adotaremos um outro programa para defesa patrimonial da escola a ser esclarecido posteriormente pois depende de parecer jurídico.

3.3 – Programa de Prevenção a Incêndios e ou Emergências

Treinamento dos educadores e educandos para situações de emergências e primeiros socorros. Criação da Brigada de Incêndio e Emergências com treinamentos conveniados com os Bombeiros e outros.

3.4 – Escola para Pais e ou Familiares

O programa terá como finalidade a de realizar atividades de formação complementar para os pais e familiares de nossos educandos, visando qualificar as relações familiares. A escola poderá dar apoio na educação dos filhos, educando também e orientando as famílias sobre temas atuais e polêmicos, tais como drogas, sexualidade, geração de renda, reciclagem, cidadania e direitos, etc. Será realizado um programa de palestras, seminários, fomentando a participação dos pais/responsáveis e dos familiares na vida escolar dos seus filhos ajudando-os na árdua tarefa da educação.

4 – RECURSOS FINANCEIROS E CONTROLES ADMINISTRATIVOS

4.1 PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS

    • elaboraremos projetos consistentes para obter apoios financeiros para sua execução com instituições governamentais, ongs, empresas e ou doadores voluntários pessoa física;

    • a transparência, com o monitoramento dos meios verificáveis de avaliação da eficácia dos recursos e a sua correta aplicação, atrairão novas parcerias e financiadores dos projetos bem estruturados;

    • realização de festas, eventos, atividades de arrecadação de recursos, para viabilizar novos investimentos e obras;

    • venda de imagem através de camisetas, bonés, botons, pastas com os novos símbolos e logomarca da escola, poderá render novos recursos;

    • venda de espaços de publicidade através de licitação pública;

    • locação de novas atividades e espaços ociosos da escola;

    • empréstimos de espaço e ou recursos estruturais para a comunidade, e ou instituições, empresas etc., tal como ocorre hoje com os Concursos Públicos realizados nas nossas dependências;

    • parcerias ou convênios com instituições púbicas e privadas – podemos, por exemplo, efetuar uma parceria com alguma instituição para dar aulas de ferragem para construção civil e com isso confeccionar nossa laje da 3º Etapa do Bloco B;

    • convênios com instituições internacionais ou ongs;

    • participação de concursos e feiras estudantis que premiam as escolas;

    • recursos da venda de espaços publicitários no site da escola.

4.2 – Controles Administrativos

Sistema de Monitoramento e Gerenciamento Pedagógico

Será desenvolvido um sistema de gradativa informatização da presença e das avaliações, de modo a racionalizar o tempo em sala de aula e possibilitar dados mais rápidos e confiáveis do que acontece diariamente na escola. Num primeiro momento será implantado um sistema de registro de presença dos educadores e dos educandos. Atualmente tal sistema já está em uso em algumas redes de ensino, como é o caso da cidade de Três Coroas. Lá os educadores registram sua presença no relógio ponto ergonômico digital, o professor coloca seu polegar direito no equipamento e registra presença; tal método é mais eficiente do que cartões magnéticos, que podem ser utilizados por terceiros. Esse sistema é mais ágil e passível de acertos como em casos de atrasos e faltas justificáveis. A implantação desse sistema tem um custo inicial, porém atualmente se gasta por ano mais de R$1.500,00 só para confecção do livro ponto bimensal; o preço do equipamento se pagaria em um ano também, sem os custos ambientais e de espaço de arquivamento.

Na segunda etapa desse novo sistema será realizado o registro digitalizado das avaliações, que estarão disponíveis para os educandos e familiares acompanharem o desempenho. Nesta etapa será necessária a existência do site da escola e do ambiente virtual de aprendizagem. Outro desdobramento do programa será a necessidade de contemplar que todos os educadores dominem tais tecnologias e tenham acesso a equipamentos e ferramentas de software.

4.3 – Portal da Transparência Escolar

Com implantação gradativa, será efetuado após a criação do site da escola onde terá uma parte de Compras On Line e Pregão Eletrônico, como hoje funciona no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é democratizar e tornar público e equânime o acesso às necessidades de compra e investimentos da escola para as empresas interessadas em ofertar mercadorias e serviços, tornando mais eficazes as compras e evitando influência e benefícios pessoais indevidos com dinheiro público.

5 – Ambiente e Estrutura Escolar

5.1 – Obras e Manutenção Predial

5.1.1 – Programa de Manutenção Predial

Telhados e Calha – Inspeção e limpeza a cada 45 dias no Bloco A, B, C e D;

Podas de árvores – estudo de cada espécie e período de poda, laudos fitossanitários, remoções e novos plantios de espécimes adequados ao ambiente escolar.;

Hidráulica

- manutenção preventiva de canos e vazamentos;

- higienização, limpeza e troca periódica dos filtros das águas servidas ao consumo humano com tabela de procedimentos de manutenção visível aos usuários;

- limpeza das caixas d'água e substituição dos encanamentos antigos;

- instalação de nova rede de água para consumo humano com filtragem separada da rede atual, de modo a garantir a qualidade total;

ESTRUTURAS DE ALVENARIA E CONCRETO

- verificação e laudo técnico das estruturas de concreto armado dos Blocos B e D;

- verificação urgente com laudo técnico das lajes superiores do 3º andar do bloco B e da laje superior do bloco D da Educação Infantil.

5.2 - PLUVIAL

- aproveitamento da água da chuva para lavagem de calçadas – Projeto piloto do Prédio D da Educação Infantil.

- Limpeza periódica e frequente das bocas de lobo, bueiros e canalizações de drenagem;

- construção de nova drenagem do pátio da Educação Infantil;

- substituição dos pavimentos das calçadas e pátios por pisos ecológicos que facilitem a drenagem;

5.3 – Obras Novas e Reformas

1º Reforma do Pavilhão de Esportes e Eventos

Pressão da comunidade para que o Estado viabilize a reforma empenhando efetivamente recursos orçamentários necessários.

2º Reforma do Prédio da Educação Infantil

  • telhado: inverter inclinação e com a possibilidade de uso de um “segundo andar”;

  • reforma das redes hidráulica, em especial a base da caixa d'água, pluvial e elétrica;

  • segurança patrimonial com estudo da melhor solução arquitetônica;

3º Construção de novos banheiros ao lado do pavilhão de esportes e local do gás com o objetivo de criar barreira sonora para os vizinhos e atender as normas NBR da ANP sobre o armazenamento de gás.

4º Abertura do Hall Térreo do Bloco B com janela e porta grande de correr para facilitar a iluminação e circulação, dando melhor acesso ao Bloco D.

5º Continuação da Construção da 3º Etapa do Bloco B

  • confecção do piso/laje sobre a estrutura já existente;

  • construção dos pilotis e da laje superior do 1º andar formando uma área coberta para recreio em dias de chuva e eventos;

  • levantamento das paredes e colocação de janelas e telhado, com a possibilidade de continuidade dos pavimentos posteriormente;

  • implantação do novo refeitório e cozinha.

6º Novo laboratório de Biologia – onde era a antiga cozinha e refeitório será o novo laboratório.

7º Adequação das Instalações Prediais à Legislação e Orientação dos bombeiros

  • realização do PPCI prescrito pelos Bombeiros em notificações e autuações;

  • novo portão de saída na Rua Santa Cecília, cujo objetivo é atender à legislação de prevenção a sinistros e emergências.

8º Reforma do pavimento da quadra e calçada externa da Rua Santa Cecília.

9º Remoção dos vegetais e plantios de outros adequados ao ambiente escolar.

10º Ligação dos Blocos A e B através de passarela coberta.

11º Recriação da Sala de Jogos e Atividades Lúdicas.

12º Viabilização de Estacionamentos para carros dos professores e outros veículos.

DIVERSOS

  • Concurso para nova logomarca da Escola em razão dos seu 80 Anos;

  • Criação da Videoteca;

  • Compra de acervo para biblioteca e dar prosseguimento ao processo de informatização do acervo;

  • Compra de novos e eficientes equipamentos para cozinha;

  • Reforma da Casa do Zelador/PM residente e do Porão;

  • Reforma da Sala dos Funcionários;

  • Compra de novos equipamentos, ferramentas, máquina de limpeza e manutenção;

  • Reforma para tornar mais eficiente o atendimento telefônico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acreditamos que com seriedade, participação coletiva e muito trabalho poderemos conquistar o apoio e concretizar o sonho e uma escola de qualidade profundamente democrática, comprometida com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossa comunidade escolar.

Porto Alegre, 28 de setembro de 2009.

___________________________________________ (Prof. Otávio da Silva Oliveira – História ) v2