Instituto Estadual Rio Branco
Prof. Otávio da Silva Oliveira
“Sim! Unidos podemos fazer uma escola melhor.”
1 – JUSTIFICATIVA
Apresentamos ideias e propostas objetivas, concretas, para solucionar e superar nossos problemas mais evidentes que são:
1 –PEDAGÓGICOS
Desânimo e insucesso no processo de aprendizagem, refletido nos índices de avaliações internas e externas. Executaremos ações para diminuição dos índices de evasão e repetência com novas estratégias pedagógicas, tecnológicas e gerenciais administrativas, visando melhorias visíveis no processo de aprendizagem, sucesso e permanência dos educandos na escola;
2 –DEMOCRACIA
Ampliaremos a participação democrática dos educandos, educadores, funcionários, famílias, vizinhos, em todas as decisões e definições estratégicas, tornando-os sujeitos do processo educacional aqui exercido.
3 –SOCIABILIDADE
Elevar a novos patamares a qualidade de convivência e sociabilidade no meio escolar, com ações que superem democraticamente os conflitos interpessoais e nas redondezas da escola, ofertando maior nível de tranquilidade, felicidade e segurança a toda comunidade escolar. Realização de festas, eventos, cultos ecumênicos e outras atividades de integração social.
4 –RECURSOS FINANCEIROS E CONTROLES ADMINISTRATIVOS
Utilizaremos os recursos financeiros disponíveis atualmente de forma mais eficaz, potencializando as ações pedagógicas com investimentos direcionados aos educandos. Criaremos novas fontes e formas de arrecadação de recursos para viabilizar novas obras e atividades. Realizaremos novos convênios institucionais e parcerias público-privadas baseados nas leis atuais. Implantaremos um sistema tipo “portal da transparência” com todos os recursos e necessidades da escola publicamente divulgados a todos, facilitando a fiscalização e controle público.
5 –AMBIENTE E ESTRUTURA ESCOLAR
Continuidade na qualificação dos atuais investimentos realizados pelo Estado e novos investimentos nos espaços físicos e materiais para as ações pedagógicas quotidianas eficazes.
II – Objetivos – Medidas que vamos fazer juntos!
1 – PEDAGÓGICOS
Listamos os problemas, depois a proposta e como vamos fazer.
1.1 – Baixo rendimento escolar e qualidade de ensino
PROVAS DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTOS para formação das turmas.
Os educandos que vêm a nossa escola são oriundos de diversas classes sociais e culturas diferenciadas; assim, torna-se necessária a realização de uma avaliação prévia para saber as necessidades e as debilidades cognitivas de cada aluno. Atualmente, quando alguém procura fazer um curso de inglês em uma escola de línguas, a escola realiza um teste para saber qual nível o aluno poderá cursar. Tal exemplo serve para elucidar como iremos avaliar os alunos com maior facilidade e maiores dificuldades e assim ter uma turma com um perfil mais homogêneo. E em alguns casos será possível traçar uma estratégia pedagógica correta. Em algumas séries/turmas não será possível separar os alunos por nível de dificuldade pois será apenas uma turma, mas poderemos realizar uma EQUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS DA TURMA; os professores poderão melhor planejar suas estratégias para enfrentar as dificuldades dos alunos e garantir melhor eficácia para aqueles casos mais complicados.
DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS, EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS
A maioria dos nossos professores necessita de apoio para lidar com as dificuldades comportamentais, emocionais e até para os casos portadores de necessidades especiais em nossa comunidade. Neste aspecto, nossa proposta de trabalho englobará muitos projetos específicos que se inter-relacionam, dando maior suporte. Faremos convênios com universidades, instituições, para termos acesso a alguns serviços como o de Apoio Psicológico para casos como hiperatividade, uso de drogas, depressão etc. Se possível, procuraremos ter em nossa escola os profissionais para realizar o serviço de apoio aqui mesmo, podendo ser inclusive através de estágios curriculares. Realizaremos palestras, minicursos para preparar nossos educadores para o processo de inclusão de todos os educandos com todas as suas particularidades comportamentais e emocionais.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Faremos convênios com instituições para viabilizar o acesso e permanência dos educandos em nossa escola. Apoio para transporte e encaminhamento para o estágio e ou trabalho. Nossa escola já teve um posto do CIEE. Teremos várias iniciativas para geração de renda como a realização de Feiras de Serviços e Artesanatos da Comunidade Escolar, Mural de Emprego, Palestras de orientações jurídicas e cursos de empregabilidade.
SAÚDE DOS EDUCANDOS E EDUCADORES
Alguns de nossos educandos necessitam de óculos, faremos convênios para realização de exames Oftalmológicos, Fonoaudiólogos e Odontológicos visando melhor condição de saúde; na maioria das vezes tais atendimentos podem ser feitos no local de moradia nos postos de saúde de cada comunidade.
Para os professores serão desenvolvidas atividades como ginástica laboral e apoio psicológico ou suporte nas licenças de saúde.
PROGRAMAS E ATIVIDADES MOTIVACIONAIS
Priorizaremos 4 áreas para realização de programas e de atividades que favoreçam a autoestima dos educandos e que valorizarão nossa escola.
Ciências - executaremos com maiores recursos e empenho a Feira de Ciência da nossa escola e também novas atividades que despertem o sentido inventivo e de iniciação científica de nosso educandos. Palestras, visitas, entre outras atividades, com objetivo de popularizar as ciências e dar maior sentido aos conteúdos. Investiremos na qualificação e em materiais de laboratório.
Artes e Cultura – reativaremos a Banda Marcial da Escola . Será ofertada oficina de música para os educandos com vistas a retomar as atividades da Banda, num primeiro momento instrumentos de percussão. Será criado um Coral da Comunidade do IERB envolvendo educandos, educadores, funcionários, familiares. Organizaremos quinzenalmente Rodas de Pagode/Samba, bem como Shows de Talentos da comunidade e bandas de rock. Organizaremos eventos como recitais após a reforma dos 2 pianos que atualmente estão ociosos desde 1996.
Reformaremos o Anfiteatro da Educação Infantil, o Auditório e futuramente o palco do Pavilhão de Esportes, quando este for reformado. Em ambos espaços poderão ser realizados teatro e outras apresentações. Também propomos a organização de oficina de teatro e expressão corporal para facilitar a expressividade de nossos educandos. Importante que todas essas atividades favorecerão a autoestima e a disciplina de nossos educandos, podendo inclusive propiciar novas oportunidades de renda e trabalho.
Ciclo de Cinema – propomos a organização de ciclos temáticos de programação e apresentação de filmes cujo objetivo é complementar os conteúdos trabalhados em aula. Compraremos novo ecrã para viabilizar as sessões de cinema e faremos convênios para veiculação legal dos filmes.
Esportes
Atividades esportivas é a grande forma inteligente de lidar com problemas como a drogadição; o esporte possibilita aumentar a sensação de bem estar com a elevação dos índices de serotonina no cérebro. Viabilizaremos a manutenção de 3 modalidades esportivas escolhidas pelos educadores da área e a comunidade. Tais equipes receberão material e recursos de apoio para viabilizar suas atividades. O objetivo é fomentar a prática esportiva e complementar o trabalho já realizado pelos educadores, além de dar maior visibilidade, autoestima aos educandos e a nossa escola.
Tecnologia e Empregabilidade
Realizaremos atividades de formação tecnológica com a estrutura atual e a que será qualificadamente adquirida, visando garantir o domínio de novas tecnologias de informação e comunicação. Serão feitos cursos presenciais e à distância, visando propiciar competências e qualificação para o mercado de trabalho. Haverá o debate para construção do projeto pedagógico de transformação de nossa escola em escola Profissionalizante Técnico com cursos na área de Tecnologias da Informação – exemplo curso de Web Designer – Criador de Sites. Criaremos o site da escola e o ambiente virtual de aprendizagem e monitoramento de desempenho.
1.2 EVASÃO ESCOLAR
Será criado um *novo sistema de monitoramento das presenças e gerenciamento pedagógico administrativo, cujo objetivo será identificar de imediato os educandos que faltem 3 faltas consecutivas, de modo a atacar o problema no início. Teremos total dedicação a saber motivos e formas de resgate desses alunos para sua permanência na escola ou encaminhamento para outra. A presença dos alunos será gradativamente informatizada. Serão adquiridos equipamentos para registro ergonômico (= leitura de digitais) das presenças, de modo a eliminar o processo de chamada, poupando no mínimo 10 minutos em cada aula. Por dia serão 50 minutos a mais de aula. Liberará tempo para o professor dar mais aula ou realizar com mais tempo os apontamentos de conteúdos e outras atividades.
1.3 - REPROVAÇÃO
Não serão realizadas aprovações automáticas sem que o educando aprenda de fato pois isso aparecerá nas avaliações externas. Será dado suporte para que os educadores possam identificar de imediato os problemas e as estratégias de enfrentamento. Deverão ser elaborados planos de recuperação de modo a realmente enfrentar os problemas. Envidaremos esforços para viabilizar aulas de reforço para os casos mais graves. Será criado um banco de atividades de recuperação o qual os educandos deverão realizar.
1.4 – PROBLEMAS DISCIPLINARES ESTÍMULO A CONVIVÊNCIA PACÍFICA
Reforma do Regimento Escolar com a criação do Conselho Disciplinar Paritário - formado por todos os segmentos. Terá como objetivo propor e aplicar as penalidades já previstas no Regimento; atualmente é o vice-diretor e diretor que estabelecem medidas sócio-educativas e ou disciplinares. O Conselho terá mais autoridade e legitimidade inclusive para propor a transferência de educandos para outras escolas. Será sempre valorizado o respeito aos educadores e ao coletivo das turmas. Adotaremos o princípio de não contemporizar com as primeiras manifestações de indisciplina. Sempre chamaremos os responsáveis legais para o acompanhamento das medidas educativas. A família deverá estar mais presente na nossa escola sempre. Em casos mais graves serão efetuados registros policiais e ou jurídicos quando for o caso.
1.5 FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS
A nova equipe diretiva não poupará esforços no sentido de garantir e possibilitar a formação e atualização de conhecimentos, visando o aprimoramento e a promoção dos profissionais. Serão feitos horários especiais para viabilizar que os educadores possam participar de simpósios e seminários nacionais e internacionais. Toda a correspondência referente a cursos e ou informações pertinentes a esse tema será imediatamente disponibilizada sua publicidade. Serão estreitados laços institucionais entre nossa escola e o MEC e a Secretaria Estadual da Educação, visando a divulgação das atividades de formação ofertadas. O mesmo ocorrerá com Universidades e outras instituições. Utilizaremos a estrutura do Núcleo Tecnológico ou NTE para garantir que todos nossos profissionais tenham formação em informática educativa. Realizaremos convênios com instituições e empresas tipo SENAC para cursos em nossa escola ou com valores mais acessíveis. Em alguns casos será garantido o custo dos cursos quando isso for de importância estratégica à comunidade.
1.6 QUALIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DE APOIO PEDAGÓGICA
Será valorizada a Supervisão Escolar e o Serviço de Orientação Educacional; será efetivado novo sistema de monitoramento e gerenciamento administrativo pedagógico de modo a ter dados mais confiáveis, cientificamente sistematizados e atualizados. A digitalização dos dados como frequência e de avaliações realizadas, bem como a reformulação gráfica das planilhas, possibilitará maior controle e eficácia da atividade de supervisão escolar, visando atender estrategicamente os problemas antes de eles se materializarem.
Novos convênios institucionais possibilitarão ao SOE ofertar novos serviços como o de Apoio Psicológico aos Educandos. Criação e viabilização de Grupos de Auto- Ajuda, para superação do uso de drogas legais e ilegais como álcool, tabaco e entorpecentes no seio de nossa comunidade escolar, também será de fundamental importância para o sucesso escolar.
Em relação à estrutura, para a prática quotidiana pedagógica serão ofertados materiais de apoio, como textos complementares, com a definição de quotas de cópias per capita por aluno por matéria, kits pedagógicos, quadros brancos e outros recursos solicitados pelos educadores.
1.7 – Reforma do Regimento Escolar e do Plano Pedagógico Estratégico.
2 – DEMOCRACIA
Aprofundaremos a participação democrática de todos os segmentos da comunidade escolar. Todas as reuniões da equipe diretiva e dos demais órgãos institucionais existentes na escola e os que serão criados terão suas pautas divulgadas e serão abertas a quem quiser participar. Em alguns caso como o do Conselho Escolar somente os conselheiros eleitos votam, mas a pauta e as atas serão publicadas em local visível. Criaremos 2 novos conselhos:
2.1 - CONSELHO DOS ALUNOS = C.A.
Reunirá o líder e ou vice-líder de cada turma para avaliar e propor mudanças e ajudando nas definições estratégicas e na fiscalização e nos controles financeiros. Terá também a finalidade de preparar lideranças para atuarem futuramente em nossa sociedade. O CA ajudará a controlar e fiscalizar as atividades do Grêmio Estudantil. Tal conselho já é previsto na lei que regula os grêmios estudantis; a nova equipe diretiva com a operacionalização do SOE viabilizará seu funcionamento.
2.2 - CONSELHO DISCIPLINAR = C.D.
Será eleito um representante de cada segmento e se reunirá quando for solicitado pela equipe diretiva com a finalidade de votar e prescrever medidas educativas disciplinares aos educandos, bem como fiscalizará o cumprimento de tais medidas já previstas em nosso regimento escolar.
Ambos conselhos não substituirão e nem vão se sobrepor ao Conselho Escolar, que continuará a ser o órgão máximo de decisão da escola, como está definido em lei.
O CPM e o Grêmio Estudantil serão valorizados e suas diretorias serão sempre ouvidas para tomada de decisões estratégicas. Serão realizadas reuniões conjuntas dos Conselhos e conselheiros, entidades representativas para facilitar a interação e definições de competências de ação institucional.
2.3 - ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO INSTITUTO ESTADUAL RIO BRANCO
A nova equipe diretiva irá possibilitar a criação da Associação dos Ex-Alunos, cujo objetivo é manter laços de pertinência entre os ex-alunos e a escola. Alguns ex-alunos são hoje profissionais de sucesso, que poderão prestar testemunhos em palestras motivacionais aos nossos alunos atuais, demonstrando que o sucesso é possível. A apresentação de exemplo de sucesso favorecerá o desenvolvimento e a motivação de nossos alunos que o conhecimento escolar vale a pena. Há exemplos exitosos de associação com a mesma finalidade, como a dos ex-alunos do Instituto de Educação e do Colégio Anchieta, que promovem laços importantes de companheirismo e amizade, bem como arrecadação de doações.
2.4 - COMISSÕES DE APOIO INSTITUCIONAIS
Criaremos comissões de apoio administrativo, visando otimizar recursos e tempo no planejamentos das atividades.
2.4.1 – COMISSÃO DE DOAÇÕES – terá a finalidade de arrecadar e gerenciar as doações financeiras e de materiais destinadas a escola ou conseguidas por terceiros.
2.4.2 – COMISSÃO DE LICITAÇÕES – será eleita em edital público com mandato fixo, a ser definido pelo Conselho Escolar. A finalidade será a de garantir a lisura e a idoneidade do processo de compras e aplicação de recursos públicos.
2.4.3 – COMISSÃO DE PROMOÇÕES E RH – será eleita uma comissão paritária de todos os segmentos envolvidos, cujo objetivo será o de dar mais transparência e impessoalidade nas avaliações funcionais e nos encaminhamentos referentes a recursos humanos. Atualmente é o diretor e o encarregado do RH que atribuem notas na avaliação. Tal comissão poderá contar com representantes dos educadores e funcionários.
2.4.4 – COMISSÃO DE ATIVIDADES EXTRA-CLASSE – Festas, visitas e programação cultural, cívica e religiosa ecumênicas.
Tal comissão terá a finalidade de organizar previamente as atividades de festas já tradicionais como a Festa Junina, de Aniversário da Escola (dos 80 Anos), visitas a museus, universidades, parques. Também atividades culturais como as Rodas de Samba e Pagode, os shows musicais etc. Ficará responsável por organizar as atividades cívicas que serão quotidianas na escola, como o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional e Riograndense.
2.4.5 – COMISSÃO DE VOLUNTARIADO E MUTIRÕES
A nova equipe diretiva irá possibilitar a implantação de atividades voluntárias na Escola através de convênios com instituições. Tal comissão irá cuidar e zelar pelo bom andamento do programa de voluntariado a ser definido pelo Conselho Escolar. Os mutirões de limpeza, conservação e decoração serão constantes, cuja finalidade é propiciar maior interação e cuidado com o patrimônio público.
2.4.6 – COMISSÃO DE INFORMÁTICA
Reunirá todas as pessoas interessadas em tecnologia para dar opiniões e ajudar na elaboração de atividades, compras de equipamentos e gerenciamento das tecnologias.
2.4.7 – ELEIÇÕES SEMPRE QUE POSSÍVEL - Eleições diretas para vice-diretores dos três turnos a serem realizadas ainda no ano de 2009. Nosso objetivo é possibilitar maior sustentação e autoridade dos vice-diretores, de modo a garantir pluralidade e democracia na formação da nova equipe diretiva. Se não houver candidatos, será escolhido pelo diretor.
3 – SOCIABILIDADE
Projetos como o da reativação da Banda Marcial, a criação do Coral da Comunidade, as 3 Equipes de Modalidades Esportivas, a realização das Rodas de Samba e Pagode, os shows de Talentos, os recitais, as Oficinas de Teatro e Música, a realização de festas diversas e cívicas além dos Grupos de Auto Ajuda, os Programas de Enfrentamento da drogadição e da Violência Escolar, estabelecerão novas possibilidades de convivência social em novos patamares. Outros programas, como o da Escola Segura Vizinhança Também e dos Convênios, poderão ajudar nesta sociabilidade qualificada.
PROGRAMAS
3.1 – Esclarecimentos e Enfrentamento da Drogadição
A nossa escola no último período tem enfrentado os casos de drogadição com a expulsão dos educandos envolvidos e com palestras e outras atividades educativas. Precisaremos cada vez mais envidar esforços para educar nossos educandos e conscientizá-los dos malefícios das drogas legais e ilegais. A nova equipe diretiva irá realizar seminários de formação aos educadores, reforçará programas como o Proerd e encaminhará os casos para atendimento especializado. Também quando necessário contaremos com o apoio dos órgãos de segurança, com os quais estreitaremos maior contato institucional. Frequentemente, será realizado programa de palestras e informação para os educandos e para as famílias.
3.2 – Escola Segura Vizinhança Também
O programa de ação consiste em estreitar laços institucionais com os órgãos de segurança pública para o combate ao tráfico, as brigas e roubos nos arredores da escola e também estreitar os laços com a vizinhança para garantir melhor segurança. A Escola irá abrigar o Conselho Comunitário de Segurança e Proteção Pessoal e Patrimonial, cujo objetivo será o de racionalizar esforços para garantir a segurança pública na área territorial de influência institucional da nossa Escola. Contaremos com o apoio dos comerciantes e moradores, bem como demais entidades representativas do bairro. Adotaremos um outro programa para defesa patrimonial da escola a ser esclarecido posteriormente pois depende de parecer jurídico.
3.3 – Programa de Prevenção a Incêndios e ou Emergências
Treinamento dos educadores e educandos para situações de emergências e primeiros socorros. Criação da Brigada de Incêndio e Emergências com treinamentos conveniados com os Bombeiros e outros.
3.4 – Escola para Pais e ou Familiares
O programa terá como finalidade a de realizar atividades de formação complementar para os pais e familiares de nossos educandos, visando qualificar as relações familiares. A escola poderá dar apoio na educação dos filhos, educando também e orientando as famílias sobre temas atuais e polêmicos, tais como drogas, sexualidade, geração de renda, reciclagem, cidadania e direitos, etc. Será realizado um programa de palestras, seminários, fomentando a participação dos pais/responsáveis e dos familiares na vida escolar dos seus filhos ajudando-os na árdua tarefa da educação.
4 – RECURSOS FINANCEIROS E CONTROLES ADMINISTRATIVOS
4.1 PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS
elaboraremos projetos consistentes para obter apoios financeiros para sua execução com instituições governamentais, ongs, empresas e ou doadores voluntários pessoa física;
a transparência, com o monitoramento dos meios verificáveis de avaliação da eficácia dos recursos e a sua correta aplicação, atrairão novas parcerias e financiadores dos projetos bem estruturados;
realização de festas, eventos, atividades de arrecadação de recursos, para viabilizar novos investimentos e obras;
venda de imagem através de camisetas, bonés, botons, pastas com os novos símbolos e logomarca da escola, poderá render novos recursos;
venda de espaços de publicidade através de licitação pública;
locação de novas atividades e espaços ociosos da escola;
empréstimos de espaço e ou recursos estruturais para a comunidade, e ou instituições, empresas etc., tal como ocorre hoje com os Concursos Públicos realizados nas nossas dependências;
parcerias ou convênios com instituições púbicas e privadas – podemos, por exemplo, efetuar uma parceria com alguma instituição para dar aulas de ferragem para construção civil e com isso confeccionar nossa laje da 3º Etapa do Bloco B;
convênios com instituições internacionais ou ongs;
participação de concursos e feiras estudantis que premiam as escolas;
recursos da venda de espaços publicitários no site da escola.
4.2 – Controles Administrativos
Sistema de Monitoramento e Gerenciamento Pedagógico
Será desenvolvido um sistema de gradativa informatização da presença e das avaliações, de modo a racionalizar o tempo em sala de aula e possibilitar dados mais rápidos e confiáveis do que acontece diariamente na escola. Num primeiro momento será implantado um sistema de registro de presença dos educadores e dos educandos. Atualmente tal sistema já está em uso em algumas redes de ensino, como é o caso da cidade de Três Coroas. Lá os educadores registram sua presença no relógio ponto ergonômico digital, o professor coloca seu polegar direito no equipamento e registra presença; tal método é mais eficiente do que cartões magnéticos, que podem ser utilizados por terceiros. Esse sistema é mais ágil e passível de acertos como em casos de atrasos e faltas justificáveis. A implantação desse sistema tem um custo inicial, porém atualmente se gasta por ano mais de R$1.500,00 só para confecção do livro ponto bimensal; o preço do equipamento se pagaria em um ano também, sem os custos ambientais e de espaço de arquivamento.
Na segunda etapa desse novo sistema será realizado o registro digitalizado das avaliações, que estarão disponíveis para os educandos e familiares acompanharem o desempenho. Nesta etapa será necessária a existência do site da escola e do ambiente virtual de aprendizagem. Outro desdobramento do programa será a necessidade de contemplar que todos os educadores dominem tais tecnologias e tenham acesso a equipamentos e ferramentas de software.
4.3 – Portal da Transparência Escolar
Com implantação gradativa, será efetuado após a criação do site da escola onde terá uma parte de Compras On Line e Pregão Eletrônico, como hoje funciona no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é democratizar e tornar público e equânime o acesso às necessidades de compra e investimentos da escola para as empresas interessadas em ofertar mercadorias e serviços, tornando mais eficazes as compras e evitando influência e benefícios pessoais indevidos com dinheiro público.
5 – Ambiente e Estrutura Escolar
5.1 – Obras e Manutenção Predial
5.1.1 – Programa de Manutenção Predial
Telhados e Calha – Inspeção e limpeza a cada 45 dias no Bloco A, B, C e D;
Podas de árvores – estudo de cada espécie e período de poda, laudos fitossanitários, remoções e novos plantios de espécimes adequados ao ambiente escolar.;
Hidráulica
- manutenção preventiva de canos e vazamentos;
- higienização, limpeza e troca periódica dos filtros das águas servidas ao consumo humano com tabela de procedimentos de manutenção visível aos usuários;
- limpeza das caixas d'água e substituição dos encanamentos antigos;
- instalação de nova rede de água para consumo humano com filtragem separada da rede atual, de modo a garantir a qualidade total;
ESTRUTURAS DE ALVENARIA E CONCRETO
- verificação e laudo técnico das estruturas de concreto armado dos Blocos B e D;
- verificação urgente com laudo técnico das lajes superiores do 3º andar do bloco B e da laje superior do bloco D da Educação Infantil.
5.2 - PLUVIAL
- aproveitamento da água da chuva para lavagem de calçadas – Projeto piloto do Prédio D da Educação Infantil.
- Limpeza periódica e frequente das bocas de lobo, bueiros e canalizações de drenagem;
- construção de nova drenagem do pátio da Educação Infantil;
- substituição dos pavimentos das calçadas e pátios por pisos ecológicos que facilitem a drenagem;
5.3 – Obras Novas e Reformas
1º Reforma do Pavilhão de Esportes e Eventos
Pressão da comunidade para que o Estado viabilize a reforma empenhando efetivamente recursos orçamentários necessários.
2º Reforma do Prédio da Educação Infantil
telhado: inverter inclinação e com a possibilidade de uso de um “segundo andar”;
reforma das redes hidráulica, em especial a base da caixa d'água, pluvial e elétrica;
segurança patrimonial com estudo da melhor solução arquitetônica;
3º Construção de novos banheiros ao lado do pavilhão de esportes e local do gás com o objetivo de criar barreira sonora para os vizinhos e atender as normas NBR da ANP sobre o armazenamento de gás.
4º Abertura do Hall Térreo do Bloco B com janela e porta grande de correr para facilitar a iluminação e circulação, dando melhor acesso ao Bloco D.
5º Continuação da Construção da 3º Etapa do Bloco B
confecção do piso/laje sobre a estrutura já existente;
construção dos pilotis e da laje superior do 1º andar formando uma área coberta para recreio em dias de chuva e eventos;
levantamento das paredes e colocação de janelas e telhado, com a possibilidade de continuidade dos pavimentos posteriormente;
implantação do novo refeitório e cozinha.
6º Novo laboratório de Biologia – onde era a antiga cozinha e refeitório será o novo laboratório.
7º Adequação das Instalações Prediais à Legislação e Orientação dos bombeiros
realização do PPCI prescrito pelos Bombeiros em notificações e autuações;
novo portão de saída na Rua Santa Cecília, cujo objetivo é atender à legislação de prevenção a sinistros e emergências.
8º Reforma do pavimento da quadra e calçada externa da Rua Santa Cecília.
9º Remoção dos vegetais e plantios de outros adequados ao ambiente escolar.
10º Ligação dos Blocos A e B através de passarela coberta.
11º Recriação da Sala de Jogos e Atividades Lúdicas.
12º Viabilização de Estacionamentos para carros dos professores e outros veículos.
DIVERSOS
Concurso para nova logomarca da Escola em razão dos seu 80 Anos;
Criação da Videoteca;
Compra de acervo para biblioteca e dar prosseguimento ao processo de informatização do acervo;
Compra de novos e eficientes equipamentos para cozinha;
Reforma da Casa do Zelador/PM residente e do Porão;
Reforma da Sala dos Funcionários;
Compra de novos equipamentos, ferramentas, máquina de limpeza e manutenção;
Reforma para tornar mais eficiente o atendimento telefônico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Acreditamos que com seriedade, participação coletiva e muito trabalho poderemos conquistar o apoio e concretizar o sonho e uma escola de qualidade profundamente democrática, comprometida com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de nossa comunidade escolar.
Porto Alegre, 28 de setembro de 2009.
___________________________________________ (Prof. Otávio da Silva Oliveira – História ) v2
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