terça-feira, 6 de outubro de 2009


Quem é o Prof. Otávio?

Desde muito cedo aprendeu a importância da coletividade. Seu pai juntamente com seus colegas petroleiros, organizaram um supermercado numa cidadezinha no interior do Paraná – São Mateus do Sul em forma de cooperativa de consumo. Aprendeu, ao observar essa experiência, a importância da soma de forças para concretizar planos.

Estudou em 4 tipos de escolas com sistemas de avaliação por objetivos e de estrutura físicas variadas, uma delas possibilitou-lhe aprender música e tocar instrumento na Banda Marcial. A convivência fora do Rio Grande do Sul fez-lhe o sotaque mas forjou-lhe o desejo de voltar ao sua terra natal.

Em 1985 volta a Porto Alegre e passa a redescobrir sua cidade e seus encantos. Era o auge das bandas de Garagem. Estudou ensino médio do D. João Becker e lá, quando viu seus professores apanhando da polícia na resistência ao QPE, despertou para a política estudantil. Tornou-se presidente do Grêmio Estudantil do Becker - o GAB no ano de 1987. Fundou o Jornal Espaço Livre e ajudou na elaboração da lei que permitiu a Eleição direta para Diretor. O lema era Diretas Já! De Diretor a Presidente.

As atividades musicais eram intensas foi a época de participação em Festivais de Música estudantil como o FICA e Festipa entre outros que possibilitava exercer a atividade de músico saxofonista. Neste período participa ativamente do Conselho Popular da Zona Norte nas atividades da Comissão de Cultura.

Em 1990 ingressa na FAPA para cursar História e lá novamente engaja-se nas lutas estudantis no Movimento das Universidades Pagas. Torna-se Presidente do DCE da FAPA/FAPCCA em 1992. Esta experiência foi possível materializar e administrar um considerável orçamento com atividades mais complexas como a negociação de mensalidades entre outros Projetos.

Em 1993 forma-se em história e atua como professor contratado emergencial na Escola Estadual Alcides Maya em Sapucaia do Sul. Lá toma contato com a realidade do analfabetismo funcional dos trabalhadores tendo que reformular conceitos e conteúdos acadêmicos para viabilizar o processo de aprendizagem. Posteriormente em 1997 lecionará na Escola Marechal Rondon em Canoas. Toma contato com a forte organização do CPM da Escola e suas realizações como a construção de um ginásio.

Ao mesmo tempo que lecionava, exercia a atividade de zelador predial o que lhe permitia ter residência. Com as economias juntadas, adquire terreno e constrói sua própria casa na Chácara da Fumaça. Daí passa a atuar no Orçamento Participativo da Região Nordeste tornando-se Conselheiro do Orçamento de 1998. A luta comunitária por melhores condições de moradia, propiciou materializar algumas demandas em conjunto com várias outras lideranças da e entidades da comunidade como foi o caso do NASF= núcleo de apoio sócio familiar, da construção da Escola Municipal Chico Mendes e do Telecentro. Torna-se em 2002 membro do CMDUA, Conselheiro Municipal do Desenvolvimento Urbano e Ambiental, o Conselho do Plano Diretor na condição de representante da RP4, região de planejamento 4 que envolve a Região Nordeste formada pelo Bairro Mário Quintana e todos os bairros da Região Leste como a Grande Bom Jesus, Morro Santana, Vila Brasília entre outras. Tal atividade possibilitou ter contato com construtores, com o mercado imobiliário da cidade, com urbanistas e arquitetos. Neste período conseguiu aprovar a Regularização Fundiária de algumas comunidades como foi o caso da Vila Brasília.

Atualmente o prof. Otávio especializa-se em Informática Educativa além de dedicar -se a lecionar música e história no IERB desde 2000. Durante este tempo sempre esteve participando ativamente das atividades da escola tendo inclusive sido eleito para presidente do Conselho Escolar na gestão 2007 a 2009. .

AGORA DEPENDERÁ DE VOCÊ DECIDIR SE O PROF. OTÁVIO SERÁ O NOVO DIRETOR DA ESCOLA!!!!


Quer saber sobre a cidade onde morei e como se tira oléo de pedra clique no link abaixo:
http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/portugues/six/conheca/pedra.html


Um comentário:

  1. A cidade de São Mateus do Sul conta até hoje com uma unidade da Petrobrás que é a Petrosix = superintêndencia de industrialização do xisto.A Six explora o xisto desde 1970, tal pedra sedimentar ao ser aquecida na retorta desprende grande quantidade de óleo betuminoso do qual é possível extrair-se betume, gasolina, diesel entre outros subprodutos.
    confira mais informações no link da Petrobrás
    http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/petrosix/portugues/conheca/index.asp

    ResponderExcluir